segunda-feira, 10 de maio de 2010

O USO DA RAIZ QUADRADA


A importância da raiz quadrada no uso do dia a dia.

Objetivos

- Resolver problemas que envolvem o cálculo de raiz quadrada.

- Compreender que calcular a raiz quadrada de um número é encontrar a medida do lado de um quadrado.


Conteúdo

- Raiz quadrada exata.


Anos

6º e 7º.

Material necessário

Régua, cartolina e papel quadriculado.

Desenvolvimento

1ª etapa

Organize a turma em duplas e peça que resolvam a seguinte questão, registrando a estratégia usada: "Um quadrado tem área de 36 centímetros quadrados. Qual a medida de seus lados?" Observe as resoluções desenvolvidas pelos alunos e, ao fim da atividade, socialize-as. Caso não apareça uma solução com a estratégia do desenho quadriculado, apresente-a como outra possibilidade válida.


2ª etapa

Ainda com a turma em duplas, distribua cópias dos quadrados em diferentes tamanhos, mas não identifique as medidas. Providencie uma reprodução dessas formas em cartolina para afixar em sala. Peça que os alunos determinem a área de cada figura em centímetros quadrados e com os resultados obtidos preenchendo a tabela



cumprimento

altura

largura

quadrado1




quadrado2




quadrado3




quadrado4






Preencha-a com a garotada e, usando uma régua, quadricule um dos quadrados de maneira que os estudantes identifiquem a relação entre o comprimento, a largura e a área de cada figura. Leve-os a observar a regularidade (multiplicação de números iguais, ou seja, a potenciação) e peça que, agora, com o auxílio das figuras já quadriculadas, determinem as dimensões de comprimento e largura dos três outros quadrados, bem como a área de cada um deles.


3ª etapa

Leve os estudantes a refletir sobre o que foi feito até o momento. Como devemos proceder para determinar o lado de um quadrado quando conhecemos sua área? É esperado que sugiram a utilização da malha quadriculada, a tabuada de números iguais (ou seja, a potenciação) e a calculadora. Nesse momento, informe que determinar a medida do lado de um quadrado quando conhecemos sua área equivale a encontrar a raiz quadrada desse número. Apresente então o símbolo matemático usado para isso: raiz quadrada.



Avaliação

Proponha novos problemas a serem resolvidos, como: "Uma horta será organizada em um terreno quadrado que tem área de 169 metros quadrados. Se a horta necessita de tela na frente e no fundo do terreno, quantos metros de tela, no mínimo, serão usados?" Observe as estratégias utilizadas, como a malha quadriculada. Verifique também se há alunos que expressam a resolução de maneira econômica.(usando o símbolo da raiz quadrada).


Bibliografia:

Material utilizado para elaborar essa explicação, pesquisa na internet nos seguintes endereços:

http://revistaescola.abril.com.br/matematica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br

http://www.webartigos.com/

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